Avançar para o conteúdo principal

Aromáticas Vivas


Hoje por cá fala-se de ervas aromáticas! No ano passado tinha várias em pequenos vasos que coloquei num expositor de vasos do Ikea da linha Socker mas infelizmente algumas não sobreviveram ao Inverno. O ano passado também foi especialmente quente e o meu manjericão que estava a adorar o sol também estava sempre a espigar. Quando ele começa a dar flor podemos cortá-la para prolongar o tempo de vida da planta mas rapidamente volta ao mesmo, acaba por dar semente e morrer. É o ciclo natural das plantas...

Assim sendo é preciso estar sempre a renovar algumas plantas e embora goste de semear e vê-las germinar e crescer, por vezes é um processo demorado e que pode não ser do agrado de toda a gente, principalmente quando as queremos ter rapidamente à mão para usar na cozinha.




Hoje em dia pode-se encontrar em qualquer supermercado vasos de aromáticas a um preço muito simpático que rondam 1€/1,50€. As Aromáticas Vivas são um exemplo disso. Estão disponíveis na maioria das grandes superfícies comercias - Continente, Pingo Doce, Jumbo, Lidl, Minipreço, Intermarché, Aldi e E.lecrelc e oferecem uma vasta gama de aromáticas biológicas, nas quais não são usadas nem herbicidas nem pesticidas na sua produção.

Costumam ter disponíveis as seguintes aromáticas:
- Alecrim
- Cebolinho
- Coentros
- Erva Azeda
- Hortelã Pimenta
- Manjericão
- Mostarda (ou Mizuna)
- Orégãos
- Poejo
- Salsa
- Salvia
- Stevia
- Tomilho
e pontualmente: cerefólio, estragão, manjerico, salva-ananás e sorrel dos bosque

Todas as seguintes informações sobre estas aromáticas são retiradas do site das Aromáticas Vivas.





Coentros


Planta de folhas verdes, que apesar de mais arredondadas, são parecidas com as da Salsa. É uma planta com um cheiro e gosto característico e as suas folhas são macias.

Os Coentros combinam na perfeição com açordas. O seu sabor é intenso e pode ser utilizado como tempero ou condimento em sopas, saladas, pratos de carne e de peixe. Combina com marisco.

Melhora a motilidade e as secreções gástricas, propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. A tisana das folhas combate ainda a fadiga e alguns tipos de enxaquecas.

As folhas frescas são ricas em ferro e vitamina C. Possui quatro vezes mais caroteno do que a salsa e três vezes mais cálcio do que esta.


Salvia


É uma planta vivaz, subarbustiva e bastante ramificada. As folhas da Salva, de coloração verde acinzentada, são de inserção oposta, de superfície rugosa, possuem um pecíolo mais ou menos longo que as une ao caule. As flores encontram-se agrupadas em vértices dispostos de espigas terminais.Toda a planta exala um agradável odor característico.

Possui um sabor ligeiramente apimentado e amargo, mas agradável. Vai bem com carnes brancas, de ovelha, porco, coelho e pato, peixes gordos e lacticínios. É também utilizada em salsichas, cogumelos frescos, marinadas e recheios.

O nome Salvia deriva da palavra latina salvus, que significa "saúde" ou da palavra salveo/salvere, que significa "cura/curar", devido às propriedades medicinais desta planta. Reduz flatulência, é anti-inflamatória e previne o aparecimento de substâncias cancerígenas. O seu chá/infusão também é ótimo e faz bem à azia, bronquite, catarro, diabetes, diarreia e é um digestivo eficaz.

Estudos recentes demonstram como pode retardar o processo de envelhecimento e ser utilizada com sucesso no tratamento da Doença de Alzheimer.



Manjericão



O manjericão é uma planta herbácea, de folhas verdes e ovais. É uma planta muito aromática com folhas perfumadas. Os rebentos, ou seja, as folhas mais pequenas do centro são mais enrugadas.

O Manjericão pode ser adicionado a saladas, sopas, pratos de cordeiro, porco, pratos italianos, peixe e frutos do mar. Deve ser acrescentado no final da confeção. É delicioso em combinações com tomate fresco e queijo fresco ou mozarella. Também conhecido como Basílico, é a erva aromática de excelência para a aromatização de pizzas, molhos (principalmente com base de tomate) e massas.

Combate vómitos, cólicas intestinais e diarreias. Atua sobre o aparelho urinário, ativando os rins e aliviando o ardor à micção. Alivia situações de tosse, bronquite, rouquidão, dores de garganta, ajuda a cicatrizar aftas. Possuem óleos essenciais, vitaminas C e A.




Cebolinho



O Cebolinho possui folhas muito finas, altas, verdes e cilíndricas. É um membro da família da cebola, com o sabor evidente, mas muito mais disfarçado da cebola. É uma planta que apresenta um crescimento muito vertical.

Usado para pratos de batatas, leguminosas, sopas, carnes, assados, peixes, pratos com ovos, molhos, sanduíches. É um excelente aromatizante em saladas, patês e queijo fresco.

Propriedades antioxidantes, ajuda na digestão e melhora a circulação sanguínea. É rico em vitaminas A e C.

O cebolinho pode ser cortado com uma tesoura, deixando 1 ou 2 cm de altura e ele volta a crescer!!

Tomilho 


Existem várias espécies de tomilho e cada uma tem uma fragrância e sabor diferente, este aqui apresentado é o mais comum de se encontrar (Thymus vulgaris). Gosto muito do tomilho em assados, sozinho ou conjugado com alecrim. Acho uma óptima erva tanto para pratos cozinhados como para saladas e até com fruta. 

O Tomilho é uma planta semi-arbustiva, com caules rasteiros, folhas e flores pequenas (rosadas ou brancas) e um aroma forte e intenso. Como espécie mediterrânica, gosta de solos bem drenados, adaptando-se mesmo em solos muito secos. É uma erva rasteira e pode, em vaso, ser semelhante a uma espécie trepadeira.

Frui de um aroma forte e intenso. De sabor picante, é uma erva aromática que resulta bem com a Salsa e a Salva. As suas flores e folhas têm função culinária. Salienta o sabor de outras ervas, sem, no entanto, intensificá-las em demasia.  É a erva perfeita para guisados e cozidos, pratos de carne, de peixe, sopas e molhos (assados e grelhados).

Digestivo, anti-inflamatório e expetorante (ajuda a limpar as vias respiratórias).
Da sua composição nutricional destacam-se as vitaminas do complexo B, vitamina C e o magnésio.

O Tomilho contém um óleo essencial chamado timol, que possui ação antibacteriana e desinfetante. Atua muito bem contra infeções de bactérias e vírus. O tomilho possui propriedades antissépticas e exerce uma ação sobre os estados febris e as tosses. É recomendado para todos os tipos de infeções, incluindo constipações, gripe e sinusite.

Poejo


É uma das espécies mais conhecidas do género Mentha (Mentha pulegium). Possui talos eretos quadrangulares, muito ramificados, e folhas em forma de lança, de cor entre o verde médio e escuro. As suas flores são pequenas e rosadas.

As folhas do poejo, a meu ver, são extremamente parecidas com os oregãos.

O seu aroma é semelhante ao da Hortelã-Pimenta e o seu paladar é refrescante e aromático como a Hortelã. Ótimo para acompanhar saladas de frutas ou de legumes, pratos de carneiro, caracóis, sumos, cocktails e chás. É frequentemente usado em caldeiradas de peixe, açordas e outros cozinhados. O poejo é ainda muito célebre graças ao licor que se faz a partir da planta, o chamado Licor de Poejo, do qual existem inúmeras receitas.

Indicado para o tratamento de gripe, tosse, dores reumáticas, bronquite e asma. É considerado um calmante, indicado no combate às insónias.




Erva Azeda



A Sorrel é também conhecida como Erva Azeda ou Azedinha. Em Itália, surpreendentemente, faz parte das hortas comuns e é, ainda, muitas vezes ligada à cozinha francesa. É frequentemente considerada como uma salada verde em vez de uma erva, mas, na verdade, é ambas: salada e erva. A Sorrel é uma planta delgada, com cerca de 60 cm de altura, com raízes que são profundas no solo, bem como caules suculentos e comestíveis e folhas oblongas. As folhas inferiores têm 7-15 cm de comprimento, ligeiramente em forma de seta na base, com pecíolos muito longos.

Graças ao seu sabor peculiar, ela é usada como condimento na elaboração de vários pratos, cozida ou em saladas. A sopa de azedas é um prato muito vulgar em vários países da Europa. Se nunca usou a Erva azeda ou Sorrel, tente adicionar pequenas quantidades nas suas saladas - o sabor um pouco ácido dá-lhe uma sensação muito fresca. Em qualquer prato que use espinafre, tente substituir uma pequena quantidade por Azeda como ponto de partida. 

A sua acidez deve-se ao bioxalato de potassa (5 a 9%), que é também um dos principais responsáveis pelas suas qualidades medicinais. A Sorrel contém vitamina C (80 mg/100 g), quercitrina, vitexina e derivados antraquinónicos, como a emodina e taninos. Apresenta efeitos diuréticos. Devido ao elevado conteúdo de Vitamina C, considera-se antiescorbútica. A Azeda ou Sorrel é muito rica em potássio.


Sorrel dos Bosques



Confesso que esta é novidade para mim! Cá em casa perguntaram-me porque tinha um vaso com trevos. Parecem mas não são! O caule da planta parece de borracha e tem umas flores amarelas muito bonitas. O seu sabor é ligeiramente amargo, com um travo no fim muito semelhante a limão! 

A Sorrel dos Bosques, ou Trevo Azedo, possui folhas roxas e flores amarelas brilhantes. 

A Sorrel dos Bosques ou Trevo Azedo combina essencialmente com saladas. As suas flores amarelas são também comestíveis. 

Possui ácido oxálico e vitamina C e, em vários locais, ela é adicionada ao chá/infusão em vez de limão.
Orégãos



Os Orégãos são plantas herbáceas e perenes, de caule ereto, de folhas opostas, ovais e pontiagudas de cor verde-escuras com aproximadamente 35mm de comprimento. Caracterizam-se pelo seu cheiro bastante aromático e sabor amargo. Por serem plantas tipicamente mediterrânicas, apresentam um desenvolvimento horizontal. No entanto, devido ao seu ciclo, poderão apresentar flores nos dias mais compridos e, assim, apresentar alguns caules bastante verticais.

É o companheiro perfeito do tomate, do pimento, da beringela e das massas. Combina bem com vitela, com carnes brancas, pratos de peixe e com queijos. A erva fresca dá aos pratos um sabor completamente diferente, dado que tem um sabor amargo mais acentuado do que os orégãos secos ou desidratados.

Estimula as funções gástricas e biliares. Auxilia no tratamento de dispepsia, arrotos, enjoos, flatulências e estomatites. É diurético, expetorante e ameniza dores menstruais. Possuem óleos essenciais, vitamina C e um alto teor de antioxidantes.

Os Orégãos são um dos maiores protetores do cérebro do mundo. Possui uma potencia antioxidante 30 vezes maior que os mirtilos, 46 vezes mais que a maçã e 56 vezes mais que a dos morangos.


A vantagem de terem as aromáticas em vasos é que podem ir colhendo conforme as vossas necessidades e nalguns casos elas voltam a nascer, como é o caso do manjericão e da salsa, para quem não sabe, se apenas forem arrancando as folhinhas, ao invés de cortarem o pé todo. Elas só precisam de uma boa luminosidade, com algum sol e serem regadas. Se as expuserem a sol directo durante muito tempo (na Primavera e Verão) elas acabam por espigar (ganham flor e acabam por morrer). Se quiserem que elas se desenvolvam melhor podem passar as ervas para uns vasinhos maiores.

As minhas aromáticas favoritas são o manjericão e a salsa, crus ou cozinhados, o alecrim e o tomilho para assados e a hortelã (seja de que espécie for), limonete e erva-príncipe para fazer chá! Se gostam de chá de hortelã procurem a hortelã pimenta ou a hortelã chocolate, são maravilhosas numa infusão quente ou fria!




Comentários