Avançar para o conteúdo principal

Novas aquisições - Pelargonium e Salvia


Há quem vá passear ao shopping, há quem vá passear à praia, há quem vá passear à baixa, eu também vou, mas também vou passear muitas vezes a hortos, só porque sim...

Entro quase sempre a dizer que não preciso de nada, principalmente que não posso trazer mais nada porque não tenho espaço mas acabo quase sempre por não resistir a qualquer coisa. No domingo passado fui ao Cantinho das Aromáticas, só porque sim e acabei a trazer três vasos. Agora optei por comprar apenas aquilo a que não tenho acesso em semente, até porque se visitarem o cantinho das aromáticas vão perceber que a maioria das plantas são tão pequeninas que prefiro mesmo ser eu a plantar e esperar que crescem porque acho que aí está parte da piada!

No ano passado comprei lá um Pelargónio, ou as vulgares sardinheiras e trouxe-o apenas por causa do cheiro. Se me impingirem um sardinheira sem cheiro ou ela é muito bonita ou eu não lhe ligo nenhuma! Lembram-se do cheiro dos repelentes de mosquito antigos? Ainda os há mas cada vez mais prometem não ter cheiro mas das minhas memórias de infância faz parte o cheiro a repelente de mosquito, principalmente quando íamos acampar. O 'Pelargonium radula' remete-me precisamente para essa memória e agora até gosto e quando me sento na varanda no Verão ao lado do vaso sinto o perfume da planta. Esta planta tem umas pequenas flores cor-de-rosa e aguentou-se muito bem ao Inverno, continua verdinha.

Desta vez no Cantinho das aromáticas tinha imensos pelargónios diferentes e acabei por trazer mais dois para casa. O primeiro que trouxe foi o  ' Pelargonium odoratissimum', tem umas folhas pequeninas e flores brancas e no site dizem que tem um odor a maçã. Ele tem sim um cheiro activo mas só o consigo descrever como um cheiro a casa antiga, uma espécie de cheiro entre rosas e incenso, se isto fizer algum sentido. 




A segunda planta que trouxe foi o 'Pelargonium Lady Plymouth', as folhas e o cheiro são semelhantes ao Radula mas têm as folhas têm uma borda branca. Tal como que descrevi no início as folhas são bastante perfumadas.


Por último, veio uma Salvia (ou salva). Já tenho três diferentes cá por casa e as que se costumam vender no supermercado (Salvia officinalis) não me agradam minimamente, comprei mas nunca cheguei a usar porque as folhas me cheiram a peixe. Mas existem muitas espécies de Salvia e a que trouxe desta vez chama-se ananás ('Salvia elegans') e cheira a ananás! Aliás, diria que cheira a Sumol de Ananás. Com origem no México e Guatemala, tem um cheiro frutado maravilhoso, as folhas são extremamente verdinhas e tem flores cor-de-rosa.

Ali à esquerda a minha erva-cidreira que coitada, teima em não crescer! No ano passado morreu e agora está a rebentar toda outra vez. À direita, umas sementes de Cravos Túnicos (ou da Índia, 'Tagete') plantadas na semana passada (e como reutilizo os copos de gelado para fazer de estufa).





Comentários

  1. Engraçado sardinheiras são aquelas plantas que odiava de miuda e agora gosto.

    Mas agora estou a tentar transplantar uma rosa que o meu pai que tem um roxo pastel e cheira como deve ser, cheira mesmo a rosa, não é como aquelas hibridas que se ve à venda agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gostava e continuo a não achar piada... gosto destas que têm cheiro! A segunda tem um cheiro meio citrico e como está na varanda quando estamos perto dela sente-se o perfume! :) Principalmente no Verão com o sol....

      Eliminar

Enviar um comentário