Avançar para o conteúdo principal

Avanços de Primavera


Vejo muitas pessoas queixarem-se nas últimas semanas que a Primavera nunca mais chega... ela já chegou há algum tempo, é um facto mas toda a gente pede o sol... Pedem o sol como se pedissem o Verão e não a Primavera. O tempo tem estado ameno, tem chovido bastante e as plantas têm agradecido! 

Para quem tem plantas, principalmente a germinar, nota-se logo quando o tempo aquece, há sementes que só começam a sair da terra quando está quente e bastaram dois dias de mais calor para se fazerem notar! Entretanto pela varanda mudei a estufa de sítio, coloquei-a do lado em que apanha sol porque queria tirar-lhe o plástico e pôr uma rede mas as plantas estão tão contentes que vou adiar a retirada do plástico!

Já tenho germinadas sementes de endro, aipo, há dois dias começaram a sair da terra as sementes de maracujá e cuca-melon (estava ansiosa por estes). Começam também a sair os pepinos, as abóboras, os pés de tomate dentro da estufa já têm um tamanho razoável e finalmente consegui germinar sementes de cebola barletta (aquelas das quais se fazem pickles), depois de ano passado ter fracassado completamente (descobri que o problema era das sementes que comprei).

A minha erva-cidreira (comprada no ano passado) deu-me uma lição.... já estive para a dar, já estive para deitar o vaso fora porque nunca chegou a crescer e quase se finou ainda na Primavera do ano passado. No final deste Inverno começou a arrebitar, há um mês e pouco dei-lhe adubo mas pouco crescia. Negligenciei-a e pu-la na prateleira debaixo da estante à sombra e subitamente ficou toda arrebitada e viçosa! Queres sombra? Que seja.... 😏

09.03.2018

18.04.2018

O kumquat que custou os olhos da cara tive medo que não resistisse por aqui... nos primeiros tempos começou a amarelar as folhas mas penso que tenha sido a mudança de ambiente, uma vez que saiu duma estufa.... Ficou exposto às chuvadas e com o pratinho sempre cheio de água está de boa saúde, já deu mais uns frutinhos e tem novos a nascer.

18.04.2018

 18.04.2018

A minha hortelã chocolate é das ervas que mais usámos no ano passado, é maravilhosa para fazer chá no Verão. O problema é que a hortelã é extremamente invasiva e rapidamente as raízes tomam conta de tudo! O vaso em que ela estava já nem tinha terra, era só raíz. o meu pensamento foi tirar a planta toda e pôr num vaso novo, e assim o fiz, mas a raíz era tanta que resolvi soltá-las um bocadinho e acabei por arrancar uns pedaços para multiplicar e ter mais vasinhos de hortelã. Não sabia muito bem como ia resultar a verdade é que agora tenho três vasos de hortelã chocolate que vão de vento em popa, já estão cheios de folhinhas a rebentar. Só o cheirinho é maravilhoso! Se quiserem perfumar uma varanda no Verão, recomendo! 

09.03.2018

18.04.2018

Os coentros. tenho um vaso daqueles de supermercado que já murchou, já arrebitou e agora está cheio de pulgões e tenho mais dois vasos (com duas variedades diferentes) semeados que estão a crescer muito bem.

18.04.2018

O limoeiro, é uma grande alegria vê-lo cheio de botõezinhos a rebentar!!! Está cheio deles.... no ano passado fiquei eternidades na esperança que o limoeiro (da outra varanda e crescido de semente) desse alguma coisa mas só serviu de alimento à mosca branca e tive de o depenar todo! Esse está agora só com troncos mas cheio de folhas novas a rebentar, mal posso esperar para vê-lo outra vez coberto de folhas (e de preferência sem a porcaria da mosca branca!!!). Entretanto não resisti e comprei um limequat cheio de mini limões e tenho-o na sala, junto com um Calamondim.

18.04.2018

Os meus morangos infelizmente apanharam piolho, num instante ficaram com as folhas todas castanhas e andam ali entre a vida e a morte, já não tenho muita esperança neles. Os selvagens que semeei têm crescido bem, obviamente não espero morangos deles este ano mas quem sabe no futuro... Vale pela experiência.

04.04.2018

Os morangos estão atrás do lado direito, de resto são abóboras, chicórias, aipo, pepinos, pimentos, lavanda, perpétuas roxas (semeadas a partir de um pacote de chá do Celeiro - true story), cravos túnicos, tomates à frente do lado direito, etc....

18.04.2018

Agora, sabem aquelas pessoas que vão passear para a beira da praia ao fim-de-semana? Bem, por cá vamos muitas vezes a hortos, já virou um hábito e acho que já está toda a gente vacinada e contagiada! Eu não ligava nenhuma a flores mas começa-se nos legumes porque são úteis e a coisa vai evoluindo... Nesta altura uma das minhas perdições são as flores! Já tenho na sala umas quinze orquídeas, semeei amores perfeitos, violetas (já fui tarde e acho que não vão dar nada este ano)... Numa das idas a um horto babei para a quantidade de vasos de amores perfeitos pequeninos que tinham, é incrível a quantidade de cores fantásticas que têm! Apaixonei-me pelos roxos e laranja, pelos lilás e amarelos, cinzentos e amarelos, bordeaux. O meu namorado acabou por me oferecer um vaso enorme deles! Não era a minha cor preferida mas era o que tinha melhor preço em relação ao tamanho. Os outros eram todos muito pequeninos! Quero ver se consigo depois tirar sementes para os replantar no próximo ano. Para quem não sabe os amores perfeitos são plantas anuais, ou seja, terminando a época deles a planta morre e só restam dela as sementes.

18.04.2018

18.04.2018

A ideia foi trazer um vaso que desse para pendurar e engendrei uma nova forma de ter mais vasos... como tenho um vidro em parte da varanda resolvi comprar um varão de chuveiro no Ikea, daqueles que se colocam à pressão e pendurar as flores. Correu muito bem durante uns tempos, aguentou ventanias (que fazem o vidro bater por norma), até um dia, em que caiu e com ele as flores todas... Os amores perfeitos aguentaram-se estoicamente mas os ranúnculos partiram-se todos, agora estão com um ar meio moribundo na estante! Pior é que os vasos do chão também levaram com tudo em cima e um deles virou-se todo.... já tinha umas sementes de flor germinadas e lá se foram elas!


Outra das flores que vieram cá para casa, como já referi acima, foram três vasinhos de ranúnculos. São umas florinhas com pétalas delicadas e folhadas, que me fazem lembrar um misto entre uma papoila e uma peonia.... também existem nas mais variadas cores, eu trouxe amarelos, uns rosa arroxeados e a minha irmã trouxe uns vermelhos porque adora papoilas e são sem dúvida muito parecidos! Quando secarem é guardar os vasinhos deles para o próximo ano (têm uma espécie de bolbo) e esperar que voltem a rebentar na próxima Primavera (sem os regar no Inverno).

18.04.2018

18.04.2018

Comprei uns vasos altos de orquídeas porque me iam ocupar pouco espaço em largura para semear flores (não é nada fácil encontrar vasos altos e estreitos), e coloquei em cada um deles fidalguinhos, perpétuas e nigelas de damasco. As perpétuas foram as acidentadas quando caiu o varão mas por incrível que pareça apanhei alguns rebentos do chão e voltei a colocá-los na terra e aguentaram-se!

04.04.2018

04.04.2018

Pus a germinar sementes dos meus pimentos padrón do ano passado mas com medo que não germinassem comprei duas mudas num horto e uma de malaguetas (sem saber a espécie). As sementes de pimento padrón no entanto já germinaram mas ainda estão muito pequenas e as malaguetas que plantei ainda não deram sinal de vida.

18.04.2018

Entretanto tinha umas ervas no parapeito da janela da cozinha e resolvi usar o sistema do varão na janela, para aproveitá-lo e aproveitar espaço. Dentro de um vaso (sem furos que posso colocar água no fundo para não ter estar sempre a regar), cabem-me dois vasinhos daqueles de ervas que se compram no supermercado. Tinha manjericão e resolvi ir à varanda buscar os coentros e a erva azeda que tinha de estar constantemente a regar.... o meu raciocínio, além disso, foi colocá-los na cozinha para não apanharem bicharada... ontem olhei para eles quando fui regar e estavam cheios de pulgões!! Socorro!! Malditos!! Já foram lá fora apanhar uma banhoca de água com vinagre a ver se espanto as maleitas.... queria comprar óleo de Neem mas não encontro em nenhuma loja fisica!

Comentários